Saiba mais sobre lubrificação

O que é?
 
É um processo que resulta na redução de atrito entre duas superfícies em movimento, por meio da introdução de uma substância entre elas, denominada de lubrificante, que pode ser sólida, líquida ou pastosa.


A importância da lubrificação

A lubrificação é imprescindível para permitir o pleno funcionamento de equipamentos mecânicos. Sem ela, há o desgaste prematuro, aumento da temperatura ou simplesmente a impossibilidade de se iniciar a operação de determinados equipamentos, pois quebrariam em fração de segundos.


Troca do óleo em veículos automotores

Trocar o óleo do carro é essencial para o bom funcionamento e longevidade do motor. Todo óleo de motor tem uma vida útil, e mesmo que o cárter esteja abastecido, depois de certo período de trabalho há a necessidade de trocá-lo devido a diversos motivos:
 

A) Contaminação Externa – Os filtros não conseguem impedir a passagem de todos as partículas do ar. Depois de determinado período, que depende da condição de uso do veículo, o óleo estará com uma concentração de partículas sólidas que pode resultar em ação abrasiva que provoque desgaste prematuro.

B) Resíduos sólidos resultantes da oxidação do óleo em função da temperatura de trabalho – Estes resíduos, também denominados de carbonização, são resultado da quebra da cadeia molecular do óleo, decorrente de sua exposição a elevada temperatura de trabalho. São cumulativos e com o tempo tornam-se abrasivos, de forma que após determinado período, que depende da temperatura de trabalho do motor, a concentração alcança um patamar que compromete a vida útil do motor. Portanto, a troca do óleo deverá ocorrer antes que a concentração destes sólidos atinja um nível que envolva risco.

C) Perda de eficiência do pacote de aditivos – Todos óleos de motor possuem aditivos, como anticorrosivos (neutralizantes de acidez), antidesgaste, detergentes etc. Com o uso do óleo, estes aditivos perdem sua eficiência, comprometendo a vida útil do motor.

Nos setores industriais há também a necessidade de troca de lubrificantes após períodos de uso. Além desse procedimento, assim como nos veículos, é necessária a utilização do lubrificante correto, indicado para a respectiva condição de trabalho de cada tipo de equipamento.


Clique aqui e faça o download do nosso Curso de Lubrificação